terça-feira, 21 de setembro de 2010

A implantação do Marxismo-Leninismo na Rússia


O Marxismo – base das teorias marxistas-leninistas defende o fim da exploração do homem pelo próprio homem, propondo um novo modelo de produção – o Comunismo.
Defendendo o fim da propriedade privada dando lugar à propriedade comum dos meios de produção sob administração do Estado.
Assim, acabavam as classes e os conflitos causados pelas lutas de classes. O Estado deixava deste modo de se preocupar com os direitos individuais para se ocupar da administração dos meios de produção e com a justa distribuição da riqueza produzida. Eliminando consequências económicas e sociais nefastas, construindo uma sociedade perfeita.
O Comunismo seria a etapa última de uma revolução que teria como termo intermédio o Socialismo.
Esta revolução deveria ser encetada pelo proletariado através da luta de classes. Este proletariado através da luta armada deveria apoderar-se do Estado e, uma vez no poder, estabeleceria a DITADURA DO PROLETARIADO (para Marx, é o regime político revolucionário, liderado pelos operários que surge para desmantelar a sociedade burguesa e capitalista e construir uma sociedade comunista/sem classes).
Passando a gerir todos os meios de produção que estavam na posse da burguesia, levando ao bem estar de todos e não à riqueza de alguns. Deixando de ser necessário haver Estado pois não haveria quem reprimir.
Este sistema foi aplicado na Rússia sendo Lenine o principal protagonista deste processo levando à prática as ideias de Marx, apelando à participação activa dos camponeses na revolução. Lenine irá defender uma Estado forte, à maneira dos Czares, pois só desse modo conseguiria ter sucesso na implantação do novo sistema.

Sem comentários:

Enviar um comentário