terça-feira, 23 de novembro de 2010

A DIMENSÃO SOCIAL E POLÍTICA DA CULTURA

A Cultura de Massas







Nos anos 30, a massificação da cultura é uma consequência das alterações que se operaram nos modos de vida nas grandes metrópoles. Fomentada pelos governos democráticos e amplamente divulgada pelos mass media, surge como uma cultura de evasão muitas vezes associada ao lazer e ocupação de tempos livres e que, por isso, tem como grande objectivo proporcionar a fuga à rotina e aos problemas do quotidiano doméstico e profissional.
Sendo assim, a cultura de massas apresenta-se como uma cultura:
• estandardizada e produzida em série nas suas múltiplas formas, como qualquer bem de consumo;
• democrática, pelos baixos preços a que é lançada no mercado;
• efémera, uma autentica cultura descartável, com o objectivo de proporcionar prazer imediato;
• que aborda os temas de maneira superficial, sem grande preocupações literárias ou estéticas;
• que visa apaziguar tensões e angustias geradas no quotidiano laboral;
• que visa homogeneizar um tipo de pessoa média, pelo inculcação de valores e de modelos comportamentais, através da publicidade e do marketing.
Os mass media divulgavam-nos cada vez mais, fazendo dos temas desportivos um produto jornalístico consumido pela sociedade urbana.

OS MEDIA, VEÍCULO DE MODELOS SOCIOCULTURAIS

Por mass media entende-se o conjunto dos meios de comunicação capazes de transmitir grande quantidade de informação a grandes quantidades de população.
Na primeira metade do século, a imprensa, a rádio e o cinema, fizeram chegar todo o tipo de mensagens a camadas cada vez mais vastas da população, afirmando-se como os grandes veículos de difusão dos valores e das normas de comportamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário